O local era rico em vestígios arqueológicos e obrigou a uma intervenção exigente e cuidada. O projeto de arquitetura do supermercado ALDI, em Peniche, colocou vários desafios ao gabinete de Arquitetura, Engenharia e Consultoria HA+ARCHITECTURE+ENGINEERING, mas a equipa viu o trabalho reconhecido. O projeto foi agora distinguido com o prémio “Selection” na competição Iconic Awards: Innovative Architecture, atribuído pelo German Design Council, na categoria de arquitetura de retalho.
Em nota de imprensa, o gabinete de arquitetura explica que “no terreno onde loja foi construída foram encontrados vestígios arqueológicos romanos, numa extensão de 400 m2”.
Para que a obra se pudesse executar, “coube à HA+, em articulação com a Direção Geral do Património Cultural, encontrar as soluções mais eficazes para que o novo edifício e as suas especificações funcionais pudessem ajustar-se a este legado histórico, assegurando o equilíbrio da paisagem urbana atual”, refere a mesma nota.
Os vestígios arqueológicos encontrados remontam ao período entre os séculos I a.C. e III d.C.. No exterior do supermercado está colocada uma placa explicativa das descobertas feitas no local designado Sítio Arqueológico da Rua Azeredo Perdigão.
A HA+, que tem sede no Porto, receberá o prémio numa cerimónia que está agendada para o dia 11 de outubro, em Munique, na Alemanha.