Marinha Grande
População residente 39.033
Eleitores 34.224
Freguesias 3
Câmara Municipal 7 eleitos
Assembleia Municipal 21 eleitos
Os resultados de socialistas, comunistas e do movimento independente MpM, mostraram em 2017 que a hegemonia de qualquer força política no concelho da Marinha Grande é tarefa difícil.
As três forças mais votadas há quatro anos, voltam a apostar no mesmo cabeça de lista. Cidália Ferreira, atualmente na liderança da autarquia, está na luta pela reeleição, nas listas do PS.
Alexandra Dengucho, que há quatro anos esteve a cerca de 800 votos da vitória, regressa para nova tentativa na conquista da presidência. Por sua vez, o bronze do pódio de há quatro anos, Aurélio Ferreira, volta a concorrer, desta feita em listas que resultam da fusão com do seu MpM com o +Concelho que, em 2017, obteve 7,6%.
Somados, os votos dos dois movimentos teriam garantido uma magra vitória.
Sendo certo que até ao lavar dos cestos é vindima, provavelmente também neste caso será necessário contar todos os votos para melhor distinguir o que sai do mosaico político, transformado em puzzle de muitas peças, que é o contexto autárquico na cidade do vidro.
Em relação a 2017, o Chega acrescenta-se à equação, procurando contabilizar o momento favorável que parece envolver o movimento de Ventura.
Não é, igualmente, de desprezar, o impacto da candidatura do PSD. Carlos Caetano, que rompeu com o executivo socialista, no qual era número dois, propõe-se a votos como líder da lista social-democrata.
Será o ímpeto que o PSD precisava para se afirmar?
Pedro Luzio, o mais jovem candidato na Marinha Grande, encabeça a lista do BE que, há quatro anos, ficou a escassos três votos do PSD.
Já o CDS-PP, candidata Pedro Amorim num concelho que, historicamente, não se tem mostrado favorável aos centristas.