Com um número recorde, desde 1996, de candidaturas à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público, 63 mil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior abriu cerca de mais duas mil vagas nas instituições nacionais. Uma centena delas está concentrada no Politécnico de Leiria.
A informação foi confirmada ao REGIÃO DE LEIRIA por fonte do Politécnico. “Na sequência do despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que possibilita o reforço do número de vagas, o Politécnico de Leiria, num compromisso de alargamento da vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, irá abrir cerca de 100 novas vagas para os seus cursos de licenciatura”.
Assim, neste ano lectivo, em que a instituição apresenta 45 licenciaturas, existirão mais de 2.000 vagas na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
A estas juntam-se, adianta a mesma fonte, as candidaturas de estudantes internacionais, valor que também é superior ao de anos anteriores. Só no ano letivo 2021/2022, o Politécnico de Leiria “teve mais de 1.200 candidaturas de estudantes internacionais (número que supera valores de anos anteriores) às suas licenciaturas, com mais de 150 estudantes internacionais já matriculados”.
Recorde-se que o Politécnico de Leiria reforçou a sua oferta formativa para este ano letivo, com a criação de seis novos mestrados e a entrada em funcionamento de sete novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP).
Com um universo de 13.500 estudantes e mais de 1.600 professores, investigadores e técnicos, o Politécnico de Leiria vai oferecer em 2021/2022 um total de 53 cursos TeSP, 45 licenciaturas, mais de 80 cursos de mestrado e pós-graduação, e um doutoramento em Fabrico Digital Direto, em associação com a Universidade do Minho, “fruto de uma parceria inédita no país”, refere a instituição em nota de imprensa.
A atual fase de candidaturas aos cursos de mestrado decorre até dia 12 de setembro, sendo que a primeira fase de candidaturas aos TeSP termina no dia 10.
No que diz respeito à nova oferta formativa, destaque para os novos cursos de mestrado em Contabilidade e Fiscalidade, Educação e Inovação Pedagógica, Empreendedorismo e Inovação, Enfermagem Comunitária, Estatística Empresarial e, ainda, o mestrado em Ciência de Dados.
No próximo ano letivo vão ainda entrar em funcionamento os novos TeSP em Cibersegurança e Redes Informáticas, Análise de Dados e Estudos de Mercado, Tecnologias Digitais para a Agroindústria, Organização e Comunicação de Eventos, Atividades Marítimas e Fluviais, Turismo de Surf, e Produção Primária Sustentável.
Este será ainda um ano académico marcado pela criação em Pombal de um novo núcleo de formação do Politécnico de Leiria, com o apoio do Município de Pombal, que arranca com a oferta de seis TeSP, dois da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), em Comunicação Digital e em Intervenção Social e Comunitária, dois da Escola Superior de Saúde, em Gerontologia e em Secretariado Clínico, e dois da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Marketing Digital no Turismo e em Inovação e Tecnologia Alimentar.
O mestrado em Ciências da Educação – Gestão Escolar, da ESECS, também vai sofrer uma alteração no próximo ano letivo, passando do regime pós-laboral para b-learning.
Foto de arquivo
Domingos Na Bunguê disse:
Os meus cumprimentos
Eu estimaria fazer o meu Mestrado neste Instituto de Leiria.