Workshops, concertos, diversão e muita música dão vida ao primeiro “Music Camp”, acampamento musical, dinamizado pela 6ª Linha – Escola de Música, localizada na Boa Vista, no concelho de Leiria.
Pensado desde 2020, o acampamento vai acontecer agora, após ter sido adiado este ano, de julho para os dias 10, 11 e 12 de setembro, no parque de merendas da Boa Vista.
Nesta atividade, avança a escola, há lugar para todos os que gostem de música, desde miúdos a graúdos. Até ao momento, conta Luís Silva, diretor da 6ª Linha, os participantes inscritos vão desde os 11 aos 60 anos: um encontro entre diferentes gerações que o diretor explica ser uma prática comum no estabelecimento de ensino.
Além de “aprofundar laços sociais” e estimular as qualidades musicais dos participantes, a iniciativa pretende “regressar às origens da música”, desenvolvendo os três princípios base desta disciplina: o ritmo, a harmonia e a melodia.
Foi a pensar nestas questões que a escola escolheu um palco no meio da natureza, que “parece que [nos] leva às bases”, acrescenta. Além disso, o espaço ao ar livre permite cumprir as medidas impostas pela Direção-Geral da Saúde.
Durante os três dias, as atividades vão ser divididas entre ensaios e workshops orientados por professores da escola. Noções de ritmo, improvisação e composição, saber como trabalhar em grupo/banda e aprender sobre efeitos e processadores de efeitos são aspetos abordados nas formações.
“Vamos sempre trabalhar no sentido de desenvolver estas vertentes e, em simultâneo, aprender determinadas músicas de diferentes épocas, desde Beatles a bandas recentes, como Imagine Dragons”, adianta.
O acampamento conta ainda com momentos musicais abertos ao público. O primeiro acontece na noite de sábado, dia 11, e consiste num concerto protagonizado por professores da escola. Já o segundo está marcado para domingo, dia 12, e inclui a atuação de dois grupos da 6ª Linha e a apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido pelos participantes.
As vagas estão quase todas preenchidas, de um total de 30, e Luís Silva considera que será “uma aventura” acompanhada por trabalho “bastante rico”, tendo em conta a diversidade de instrumentos cuja presença está já confirmada: duas baterias, três teclados e 14 guitarras, sendo que cada participante leva o seu instrumento.
Para ocupar uma das três vagas restantes, basta fazer inscrição através de sextalinha@gmail.com ou do contacto 939 194 783. Os únicos pré-requisitos são gostar de música e ter algum conhecimento e experiência na área. Os preços de inscrição variam entre 30 euros para alunos da 6ª Linha e 40 euros para os restantes.
A intenção da 6ª Linha- Escola de Música é tornar o “Music Camp” regular e voltar a realizar a atividade no próximo ano, alargando a iniciativa a participantes de outras escolas.