No segundo dia do Europeu de ciclismo de estrada, que ontem começou em Trento, Itália, João Almeida sai para a estrada para a prova de contrarrelógio.
Ontem, os juniores portugueses Gonçalo Tavares e António Morgado foram os primeiros ciclistas com as cores nacionais a atuar e terminaram no top-20 na prova de contrarrelógio.
Os atletas seniores chamados à seleção, João Almeida, Rafael Reis e Fábio Fernandes, são os protagonistas do segundo dia.
Fábio Fernandes, campeão nacional, será o primeiro a ir para estrada, sendo o único representante na prova de contrarrelógio sub23, com início às 13h35.
Mais tarde será a vez de Rafael Reis, que recentemente conseguiu quatro vitórias na Volta a Portugal, e João Almeida, ciclista de A-dos-Francos, no concelho das Caldas da Rainha, que terminou no top10 de todos os contrarrelógios que disputou no World Tour em 2021. É também campeão nacional de contrarrelógio e foi 16º, o pior resultado da temporada, nos Jogos Olímpicos.
Rafael Reis irá partir às 15h06 e João Almeida às 15h30.
Os dois experimentaram o percurso no dia de ontem, preparando a participação.
“O percurso é muito rápido, o que favorece os mais pesados. Sendo muito plano, não tem zonas para descanso. Vai ser preciso gerir muito bem o esforço, porque será necessário ter um ritmo bastante alto, mas sem que nos “afoguemos”. Esse será o segredo, gerir bem o esforço e aproveitar as curvas e viragens para ?respirar’. Acho que tenho a possibilidade de fazer um bom resultado. Vou dar o meu melhor. Espero ter boas pernas para conseguir ficar nos dez primeiros, que é o meu objetivo”, afirmou João Almeida, em declarações ao portal da Federação de Ciclismo.
O Europeu de ciclismo de estrada prolonga-se até domingo, dia 12, quando a elite masculina volta a sair para a estrada para a prova de fundo (11h30).