Depois de ter sido descoberto em São Pedro de Moel o “mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica”, o município da Marinha Grande celebrou um protocolo com o Parque de Dinossauros da Lourinhã (PDL). A parceria foi oficializada a 23 de setembro, entre a presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, e os representantes do PDL, Luís Rocha e Jorge Ferreira.
A autarca afirma, citada em comunicado, que a Marinha Grande “possui um grande potencial fossilífero, tido como dos mais importantes para o Jurássico Inferior de Portugal, nomeadamente com fósseis de diversos répteis marinhos já extintos”, factos que reforçam a parceria.
A realização de uma exposição temporária “num espaço e data a designar” está entre as ações previstas no protocolo, bem como a cedência à Câmara da Marinha Grande do laboratório do PDL, para “preparação de fósseis de vertebrados oriundos do concelho”, explica a autarquia, no comunicado.
Além disso, será também possível aos estudantes de instituições de ensino ou residentes no concelho serem acolhidos em projetos de estágio no PDL. A Câmara da Marinha Grande poderá ainda pedir aconselhamento científico a um elemento do Parque em “questões ligadas ao património paleontológico”.
O objetivo do protocolo “passa pela promoção da paleontologia e dos achados do concelho”.