Recolheram embalagens de plástico e metal, papel e cartão durante o ano letivo 2020/2021 e encaminharam-nos para reciclagem. O trabalho desenvolvido pela comunidade educativa de 41 estabelecimentos de ensino no âmbito do Programa Ecovalor, promovido pela ValorLis, foi agora premiado.
O Jardim de Infância e 1º ciclo de Agodim, em Colmeias, e o Centro Escolar dos Parceiros, ambos do concelho de Leiria, foram as escolas que mais quilos de resíduos separaram por aluno: respetivamente 45 kg e 30 kg.
“Este programa, tinha como objetivo aumentar os hábitos de reciclagem nas escolas e na comunidade evolvente, impulsionando a prática diária da separação dos resíduos recicláveis, explica Marta Guerreiro, administradora delegada da Valorlis, citada em nota de imprensa.
“Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas, as ações agendadas passaram para o formato online, continuando o trabalho fundamental de sensibilização ambiental promovido pela Valorlis, para implementar a prática da separação nas instituições”, acrescenta a responsável.
Ontem, dia 21, Marta Guerreiro esteve no Centro Escolar dos Parceiros onde entregou o prémio de 2.500 euros que “reconhece o excelente desempenho desta comunidade educativa no Programa Ecovalor” e será utilizado para adquirir materiais de ação pedagógica, bens materiais ou serviços que permitam melhorar a prática pedagógica.
O concurso “Separa e Ganha no Amarelo e Azul” (integrado no Programa Ecovalor) envolveu 41 estabelecimentos de ensino da região, no último ano letivo, o que equivale a mais de 20 mil participantes, entre alunos, famílias, professores e auxiliares. Mesmo durante o período de pandemia, os participantes continuaram a implementar boas práticas de separação e enviaram para reciclagem 60 toneladas de resíduos recicláveis, das quais 47 toneladas de papel/cartão e 13 toneladas de plástico/ metal.
“O programa Ecovalor é um programa de educação e sensibilização ambiental dirigido às comunidades escolares e tem como objetivo aumentar as quantidades de material encaminhado para reciclagem, promover boas práticas ambientais, premiando aqueles que apresentarem melhor desempenho na separação das suas embalagens usadas”, refere o comunicado da Valorlis.
Integra ainda a oferta de educação ambiental da Valorlis que inclui ainda visitas, materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização sobre o ciclo dos resíduos, á qual pretendemos dar continuidade.
Com as escolas já em plena atividade, o concurso “Separa e Ganha” vai manter-se este ano letivo e as inscrições das escolas decorrem até 15 de outubro em www.valorlis.pt.