O verão está em contagem decrescente, terminando esta quarta-feira. O outono chega à noite e com ele vem o aviso meteorológico amarelo, com a previsão de aguaceiros, que podem ser fortes, havendo mesmo a possibilidade de ocorrência de trovoadas e granizo.
Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, o equinócio de outono ocorre hoje, dia 22 de setembro, às 20h21. Este é o instante que “marca o início do outono no hemisfério norte”.
A nova estação do ano, que nos preparamos para estrear, irá prolongar-se por 89,859 dias, até “ao próximo solstício que ocorre no dia 21 de dezembro às 15h59″, altura em que chegará o inverno.
Do ponto de vista meteorológico, o último dia de verão será marcado, na região, por temperaturas máximas estivais (27 graus em Leiria) e algum sol, mas também com períodos de nebulosidade.
A presença das nuvens será mais frequente à medida que o dia avança, o mesmo será dizer, o céu tenderá a ficar mais cinzento com a chegada do outono, logo à noite.
O agravar do estado do tempo será mais sentido amanhã, quinta-feira, dia em que treze distritos de Portugal continental, entre os quais Leiria, vão estar sob aviso amarelo na quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e trovoadas, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, que podem ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes, e trovoadas frequentes e dispersas.
De acordo com o IPMA, o aviso amarelo para aqueles 13 distritos vai estar em vigor entre as 9 e as 21 horas de quinta-feira.
O IPMA colocou hoje sob aviso amarelo os distritos de Setúbal, Beja e Faro devido à previsão de aguaceiros, que podem ser localmente fortes e acompanhados de trovoadas.
Segundo o instituto, o aviso amarelo para estes três distritos do continente vai estar em vigor entre as 14 e as 18 horas de hoje.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.