Regressam à versão presencial e decorrem em Leiria. Esta terça-feira, dia 19, a edição deste ano das Jornadas de Computação Científica, a 12ª, tem início na cidade do Lis.
As Jornadas de Computação Científica realizam-se todos os anos numa instituição de ensino superior diferente. Este ano têm lugar no Politécnico de Leiria.
Até dia 21 de outubro, quinta-feira, a unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia promove o evento que reúne gestores e utilizadores das plataformas avançadas de computação, de comunicação e de outros serviços digitais disponibilizadas pela FCCN.
Com mais de três dezenas de oradores e prevendo-se quatro centenas de participantes, as jornadas contam, entre outras iniciativas, com apresentações a cargo Joaquim Menezes, fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo IBEROMOLDES, Annarella Sanchez, diretora da conceituada escola de dança Annarella – Academy of Dance Ballet e (Cuban School of Ballet), e João Curado Silva, responsável da AMA (Agência para a Modernização Administrativa) pela componente de Data Science em projetos da Administração Pública.
O programa inclui igualmente com atividades de índole cultural, com destaque para a atuação da bailarina Inesa Markava, no âmbito do projeto “Biblioteca Imaginária”, a ter lugar no átrio da biblioteca José Saramago.
Será no Campus 2, na escola Escola Superior de Tecnologia e Gestão que o evento se desenrola, sendo promovido pela Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e consiste no encontro anual das diversas comunidades de gestores e utilizadores das plataformas avançadas de comunicação, computação e de serviços TI.
De acordo com a organização, o objetivo destas jornadas passa por “criar espaços para a partilha de conhecimento e promover a discussão sobre as possibilidades emergentes dos serviços digitais e de computação científica”.