Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Mercado de Santana recebe Bienal Ibérica de Património Cultural

Mais de 50 expositores marcam presença na Bienal Ibérica de Património Cultural, em Leiria, entre 14 e 17 de outubro.

Seminários, atividades de educação patrimonial, roteiros, oficinas, apresentações e conversas animam os quatro dias da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural 2021, no Mercado de Santana, em Leiria, entre 14 e 17 de outubro.

Mais de 50 expositores de diversas áreas do património cultural – como conservação e restauro, museologia, novas tecnologias, educação, consultoria, I&D – e dezenas de oradores marcam presença no evento.

Além do formato físico, a Bienal conta este ano com uma dimensão online, permitindo aos visitantes acompanhar toda a programação, aceder aos stands digitais e agendar reuniões com os expositores.

A programação, dedicada ao tema “Jovens e Património”, arranca no dia 14 com o “Innovation Point”: um espaço online dedicado a apresentações profissionais das empresas, transmitidas também no Mercado de Santana. Estas comunicações animam os quatro dias.

A olaria é uma das muitas atividades dinamizadas nos workshops que animam a Bienal, durante os quatro dias Foto: Bienal Ibérica de Património Cultural

No mesmo dia, entre as 10 e as 16 horas, há atividades de educação patrimonial para escolas e famílias, nomeadamente visitas e jogos interativos. A atividade repete-se durante todo o evento, à semelhança das oficinas e workshops intergeracionais, que convidam o público a colocar as ‘mãos na massa’ em diversas dimensões do saber-fazer, nomeadamente o vidro, artesanato, conservação e restauro, música e muito mais.

Destaque para as “Talks Jovens e Património”: seminários profissionais de discussão aberta e participativa que falam sobre “como atrair o interesse dos jovens pelo património cultural” e como “aproximar o trabalho dos profissionais do setor deste público-alvo”, lê-se em nota de imprensa da Bienal.

“Educação e Formação na Área da Conservação & Restauro”, “Como se constroem destinos turísticos de índole cultural para jovens?” e “Jovens e Património: uma relação impossível?” são os tópicos abordados nos dias 14 e 15, na Igreja da Misericórdia, em Leiria.

A participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória aqui.

No dia 15, às 18 horas, decorre a apresentação final do projeto Herit-Us, desenvolvido por Portugal, Espanha, Itália e Áustria sobre a acessibilidade sensorial e cognitiva ao património cultural.

Outro destaque da Bienal são os roteiros de património industrial, que incluem visitas a fábricas em laboração e a antigos complexos industriais, com o objetivo de promover o contacto com os produtos e o saber-fazer, reforçando a atratividade e o potencial de inovação deste setor, explica a entidade na sinopse da atividade.

Além desta iniciativa, o evento conta com roteiros temáticos pela malha urbana da cidade. São percursos curtos e alternativos que partem do Largo de São Pedro, em Leiria, entre os dias 15 e 17.

A Bienal abraça ainda, este ano, a 1ª edição dos prémios Património.pt, criados para distinguir as boas práticas no setor do património cultural, realizadas nos últimos dois anos por projetos, entidades e profissionais.

Os vencedores são conhecidos no dia 16, no Teatro José Lúcio da Silva, às 19 horas. A cerimónia conta com momentos musicais protagonizados pela Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), o Orfeão de Leiria e a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura (AFRLAE).

Mais informações sobre a Bienal Ibérica do Património Cultural e o programa completo podem ser consultados em www.bienalarpa21.pt.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados