Com o arranque do ano letivo, a Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolveu, entre os dias 14 e 24 de setembro, uma operação dedicada ao reforço da segurança nas escolas que envolveu 664 alunos.
A operação decorreu na área de responsabilidade do Comando Distrital da PSP de Leiria e abrangeu 17 estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1º ciclo, segundo dados divulgados pela autoridade policial.
No decorrer da operação, a PSP “intensificou as ações de visibilidade e fiscalização nas imediações dos recintos escolares, bem como as ações de sensibilização dirigidas a este público”.
A PSP realizou 38 ações de sensibilização grupais em 11 escolas, que foram assistidas por 727 alunos e 67 professores e assistentes operacionais.
No total, foram desencadeadas 28 operações policiais, das quais 13 ocorreram com presença policial reforçada, 13 de fiscalização rodoviária e duas de fiscalização a estabelecimentos comerciais.
Destas ações resultou uma detenção, a apreensão de uma viatura e o levantamento de 150 autos de contraordenação por infrações rodoviárias.
Foram ainda realizados 21 contactos individuais “de prevenção criminal nas escolas”, acrescenta a PSP.
O departamento da PSP dedicado à segurança nas escolas está disponível pelo contacto escolasegura@psp.pt, através do qual podem ser enviadas denúncias e solicitado apoio ou ações de sensibilização.