Combater a solidão e o isolamento social é o objetivo da campanha Luzes com Presença, que a Missão Continente lança este sábado, 20 de novembro, e que se prolonga até 6 de janeiro de 2022.
Entre os 11 projetos nacionais dedicados a esta causa, está a Associação Coração Amarelo, de Porto de Mós, uma das entidades que será beneficiadas com as verbas angariadas nesta campanha.
A partir de sábado, todas as lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super, de norte a sul do país e ilhas, recebem a campanha com a venda de vales, no valor de um euro. A verba angariada reverte integralmente para financiar projetos de instituições com atuação nacional – SOS Voz Amiga e Cruz Vermelha Portuguesa – e mais 9 instituições de atuação local, explica a Missão Continente em comunicado.
Simultaneamente, “num movimento simbólico, por cada vale vendido, a Missão Continente acenderá uma luz em várias das localidades mais isoladas de Portugal, fazendo com que essas populações se sintam um pouco mais acompanhadas nesta época festiva”. A “promessa” é chegar a todos os pontos do país, acendendo luzes de Natal em todos os distritos do território continental e ilhas.
As instituições beneficiárias dedicam-se a “desenvolver e levar a cabo ações concretas na área da prevenção e combate à solidão e isolamento social como apoio emocional especializado por telefone, apoio à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), cuidados de saúde complementares gratuitos ao domicílio, sessões de expressão plástica e musical para estimular competências cognitivas e emocionais, animais de companhia, visitas ao domicílo e acompanhamento na realização de tarefas quotidianas, entre outras atividades e formas de ajuda especializada a quem mais precisa”, refere a mesma nota.
“A solidão, agravada pela pandemia, já é considerada um caso de saúde pública que não podemos ignorar pelas consequências no campo da saúde mental e impacto direto na sociedade como um todo. Em Portugal particularmente, o envelhecimento da população faz com que este tema seja ainda mais premente, apesar de ser um problema que toca todas as faixas etárias” explica Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.
“Queremos que seja um Natal com luz, em que todos se sintam acompanhados, que saibam que não estão sozinhos”, acrescenta.
A campanha tem ainda como parceiros a TVI, a Federação Portuguesa de Futebol, a Entrajuda e o Banco Santander.
Instituições apoiadas pela Campanha Luzes com Presença
- Associação SOS Voz Amiga
- Cruz Vermelha Portuguesa
- Centro Social N.ª Sr.ª do Extremo (Vila Pouca de Aguiar)
- Espaço T – Associação para o apoio à integração social e comunitária (Porto)
- Aldeias Humanitar – Associação de Solidariedade Social (Sernancelhe)
- Associação Mais Proximidade (Lisboa)
- ACASO – Associação Cultural e de Apoio Social de Olhão
- DTC Social – Doing Things to Connect
- Associação Coração Amarelo (Porto de Mós)
- CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária (S. Miguel)
- Viver de Afetos – Associação de Desenvolvimento Comunitário Câmara de Lobos Viva (Madeira)