Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Cultura

Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura cria grupo dedicado a castelos, fortes e faróis

O primeiro encontro decorreu, na terça-feira, em Torres Vedras, com visitas ao Castelo de Torres Vedras, Castro do Zambujal e Forte de São Vicente.

Joaquim Dâmaso

Os castelos, fortalezas, faróis e torres de vigia dos 26 municípios que integram o território de Leiria Capital Europeia da Cultura 2027 inspiram um grupo de trabalho dedicado ao património edificado no território da candidatura, anunciou esta terça-feira a Rede Cultura 2027.

O primeiro encontro do grupo decorreu ontem em Torres Vedras, com visitas ao Castelo de Torres Vedras, Castro do Zambujal e Forte de São Vicente, assinalando o momento constitutivo do projeto denominado “Horizonte 26”, avançou a candidatura em comunicado.

A partir das linhas mestras “identidade, cuidar e horizonte”, é convocado “o património existente à escala de cada concelho da Rede Cultura 2027 para um desafio com novos horizontes”.

“Entre estes, contam-se horizontes onde era possível pensar e gerir um território, gerar e operacionalizar a mudança. No pensamento do séc. XXI, estes são elementos-chave de uma sociedade mais democrática e de cidadania cultural plena”, diz o coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura, Paulo Lameiro, na nota divulgada.

“Horizonte 26” vai destacar a vocação defensiva deste património, criado para “velar pelas comunidades que viviam e se movimentavam num determinado território”, tanto os imóveis de natureza militar, como castelos, torres e povoados fortificados, fortalezas ou fortes, bem como os de natureza civil, como faróis, fachos e torres de vigia, que “cuidavam do bem-estar, mas também do saber, e de onde, do alto, se tornava possível a atitude reflexiva”.

A intenção é, a partir da matéria essencial na “construção da matriz identitária da comunidade”, que é o património de cada concelho, estender “novos horizontes” e promover “uma reflexão intemporal”, conclui a Rede Cultura 2027.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados