Especialistas do Brasil, Chile, Grécia, México e Portugal participam na primeira edição das Jornadas Internacionais de Etnografial – Leiria 2021 (JIEL 2021), que terá lugar dia 20 de novembro, no Auditório do Museu Etnográfico do Freixial, no Arrabal.
Segundo comunicado do município de Leiria, que assume a organização das jornadas com colaboração de diversas entidades nacionais e internacionais, a iniciativa é “uma aposta forte” e surge da “necessidade de aprofundar o estudo amplo da etnografia”, através da partilha de “fontes de conhecimento de diversas áreas e valências, oriundas de diversos lugares do mundo”.
As jornadas vão, assim, servir de ponto de encontro para historiadores, antropólogos e investigadores, procurando esta jornada de partilha e reflexão contribuir para valorizar “as tradições, tendências e capacidades dos povos”.
Três painéis enquadram a primeira edição destas jornadas, que serão divididas por “Olhares Antropológicos: Da Pesquisa ao Terreno”, “Música Tradicional, Processos de Promoção e Salvaguarda” e “Editar a Memória como Construção do Futuro”.
A participação nas JIEL 2021 é gratuita, requerendo-se para quem queira assistir presencialmente a inscrição através do e-mail culturapopular@cm-leiria.pt. Os trabalhos terão também transmissão online.
Os trabalhos vão decorrer entre as 9 horas e as 17h30, segundo o seguinte programa: