O município de Leiria, em parceria com a empresa Xgeeks e a Startup Leiria, promovem uma maratona de programação (hackathon), com a duração de dois dias, no estádio municipal.
A maratona, denominada “Geekathon”, é dedicada às novas formas e hábitos de trabalho, e está agendada para 20 e 21 de novembro, entre as 10h00 do primeiro dia e as 19h00 do segundo, ininterruptamente.
A organização prevê a participação de 50 hackers, que estarão envolvidos na iniciativa 19 horas seguidas.
Para a concretização da “Geekathon”, cabe à Xgeeks e à Startup Leiria assumirem a responsabilidade e os custos associados ao acompanhamento da logística do evento, bem como à preparação dos suportes de comunicação.
Ao município de Leiria compete a cedência do espaço e de três painéis publicitários para divulgação do cartaz, entre 9 e 21 de novembro, e o apoio na divulgação através dos seus suportes de comunicação. Assumirá também as despesas com a segurança e a limpeza extraordinária, com um custo previsto de 510 euros, acrescidos de IVA.
“Uma hackathon é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem por horas ou dias, a fim de explorarem dados abertos, desvendarem códigos e sistemas lógicos, discutirem novas ideias e desenvolverem projetos de software ou de hardware, com a vontade de, num curto período de tempo, criarem soluções inovadoras para problemas específicos”, explica a organização.
“Esse tipo de evento é muito benéfico para empresas, tanto quando elas são startups de base tecnológica como quando são empresas tradicionais em busca de inovação. Isto porque expõe talentos de desenvolvimento, incentiva a motivação, a superação e o trabalho em equipa, e também auxilia na resolução de problemas por meio de tecnologia”, adianta o município.