A oferta do discurso de José Saramago proferido pela entrega do Prémio Nobel da Literatura, marca, no Politécnico de Leiria, o arranque das iniciativas que comemoram um século sobre o seu nascimento. Será na manhã desta terça-feira, dia 16, na biblioteca com o nome do escritor.
Em comunicado, o Politécnico de Leiria revelou hoje que “vai promover um conjunto de atividades culturais dirigidas a toda a comunidade académica, para comemorar o Centenário de José Saramago e homenagear o escritor e cidadão”.
As comemorações arrancam amanhã, dia 16 de novembro, data do nonagésimo nono aniversário do autor português, falecido em junho de 2010. As iniciativas comemorativas vão estender-se durante 2022.
José Saramago é o nome da biblioteca do Campus 2 do Politécnico de Leiria, espaço que o escritor visitou em 2004.
O programa comemorativo pode ser consultado, na íntegra, aqui e será apresentado esta terça-feira, pelas 15 horas, altura em que será inaugurado o mural “Manual de Pintura e Caligrafia” de José Saramago, pelo artista plástico Fernando Travassos.
Para além de abertura de diversas exposições, o dia de arranque das comemorações contempla igualmente leituras encenadas por Joana Manuel, sob o mote “Vozes de mulheres na Obra de José Saramago”, na Biblioteca José Saramago, às 18 horas.
Biblioteca de Leiria planta oliveira em homenagem a José Saramago