Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, entrevistado no âmbito do ciclo de entrevistas do REGIÃO DE LEIRIA aos autarcas recém-eleitos para as câmaras da região, garante que a recuperação demográfica está já em marcha no concelho.
Um conjunto de incentivos fiscais lançados no mandato anterior permitiram, segundo o autarca, atrair população, verificando-se já uma recuperação, ainda que ligeira. ” Em 2019 começámos a inverter o ciclo de perda de população. É um sinal de que o ciclo se está a inverter e que estamos a crescer”, diz Jorge Vala.
O reeleito presidente do município aborda também na entrevista a estratégia para “colocar Porto de Mós no mapa” dos destinos turisticamente mais desejados, aproveitando as condições naturais do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, onde avança o plano para criar 700 km de percursos e mantém a intenção de criar um geoparque, e a aposta no castelo, que, mesmo em pandemia, “passou a ter mais do dobro dos visitantes que tinha”.
Nesta entrevista, Jorge Vala desvenda ainda dois projetos existentes para Mira de Aire e Juncal, pensados para atrair jovens talentos, nómadas digitais e imigrantes.
Entrevista realizada a 27 de outubro de 2021