A Casa Povo, situada no Arrabal, concelho de Leiria, é um dos projetos vencedores do prémio de arquitetura internacional Masterprize 2021, na categoria “design residencial – moradia unifamiliar”.
A habitação foi projetada em 2019 pelo ateliê Contaminar Arquitectos, de Leiria. A equipa, liderada por Joel Esperança, deixou-se influenciar pelo contexto geológico da obra e procurou que esta não perdesse a ligação à realidade física e intrínseca do local.
Na descrição do projeto lê-se que este evoca “a ideia de uma caverna, um austero e denticulado refúgio humanizado pelos seus habitantes” e que a obra traduz um “olhar e tributo às origens da humanidade e à sua relação simbiótica com o ambiente que habita”.
Para os autores, o projeto encerra ainda “o paradoxo de uma rocha perene e severa que se transforma num natural e maternal refúgio”.
Já este ano, a Casa Povo esteve nomeada para “Edifício do Ano”, no concurso promovido pelo ArchDaily, um site internacional de arquitetura.
Além de Joel Esperança, integram a equipa responsável pelo projeto Ruben Vaz, Eurico Sousa, Joaquim Duarte, Filipa Pimpão, Ana Carolina e Sara Fernandes. A engenharia tem a assinatura da Dimeng Engenheiros e a construção esteve a cargo da J.A.F. Gameiro.