Foi com “Imagined Cities” que Ana Rita Manique convenceu o júri do Festival Internacional de Gravação e Arte sobre Papel de Bilbau (FIG Bilbau), em Espanha, tendo sido premiada com uma residência artística na Fundação CIEC – Centro Internacional da Estampa Contemporânea de Betanzos, na Corunha.
Aluna do mestrado em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria, foi uma das premiadas na 8.ª edição do espaço “Cubos das Tentações” daquele festival, que decorreu entre os dias 25 e 28 de novembro, no Palácio Euskalduna de Bilbau.
Nota enviada pelo Politécnico de Leiria aos órgãos de informação explica que “Imagined Cities” “mostra, através da impressão em serigrafia, a cartografia de uma cidade imaginada, que ainda não existe. A partir do desenho e da fotografia, as imagens ligam-se a um pensamento multidisciplinar que incide sobre o urbanismo, o design e a arte. Assim, de forma utópica, as impressões procuram ativar uma cidade ainda por criar”.
Citada na nota de imprensa, Ana Rita Manique esclareceu que este seu projeto “foi ambicioso desde o início”. Desenvolveu o trabalho “com o intuito de quebrar as dimensões físicas do cubo de madeira, convidando o espectador a imaginar um outro lugar, com novas cartografias”, criando em simultâneo “algo poético e pessoal com imagens de locais e coordenadas de sítios” que lhe são próximos.
“Fico muito feliz com o prémio que foi atribuído. É uma grande motivação para continuar a constante criação do meu trabalho, e carreira dentro da área das artes e design” referiu ainda a aluna. Ana Rita expressou o seu agradecimento à professora Célia Bragança e ao professor Samuel Rama, pela “orientação e acompanhamento”, e ao Politécnico e à escola “as condições e oportunidades para que o trabalho diariamente desenvolvido nas oficinas seja ampliado e reconhecido”.
Além de Ana Rita Manique, representaram o Politécnico de Leiria na 8.ª edição do espaço “Cubos das Tentações” a docente Célia Bragança, da ESAD.CR, e os estudantes Miguel Ferreira, do terceiro ano da licenciatura em Artes Plásticas, Miguel Ângelo Marques, do mestrado em Artes Plásticas, e Sara Pinho da Cruz, mestranda em Artes Plásticas.
O espaço “Cubos das Tentações” pretende dar visibilidade, apoiar, difundir e potenciar as práticas artísticas emergentes. Além da ESAD.CR do Politécnico de Leiria, participou ainda no evento a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo o espaço sido composto por oito cubos de madeira 2x2x2 metros, quatro para cada instituição, além da utilização das próprias paredes.