Entrudo, histórias, eletrónica, dança e instrumentos vários vão inspirar 11 programas originais dos Concertos para Bebés que estreiam ao longo de 2022 em Leiria, Coimbra, Loulé e Marinha Grande, anunciou hoje a companhia Musicalmente.
Apenas as datas dos primeiros seis meses foram para já divulgadas, devido às restrições que as medidas de contenção da pandemia impõem às várias agendas da companhia e das salas.
A nova temporada dos espetáculos, dedicados a bebés dos 0 aos 3 anos e suas famílias, abre a 9 de janeiro, no Convento de São Francisco, em Coimbra. Em Leiria, o programa é apresentado a 16 de janeiro no Teatro Miguel Franco.
Também em janeiro, o projeto de música para a primeira infância viaja até Espanha, para apresentar “Sordunas e outras guloseimas”, com os fagotistas portugueses Pedro Pereira e Gonçalo Pereira, no Palácio Euskalduna, em Bilbao, nos dias 21 e 23 de janeiro.
Para fevereiro, a companhia Musicalmente preparou com o percussionista Marco Fernandes “Chocalhos e chocalhinhos do Entrudo”, que anima os palcos do Teatro Miguel Franco no dia 6, do Convento São Francisco no dia 13 e do Cine-Teatro Louletano, em Loulé, no dia 20.
“Gatinhar de pincel” é a proposta dos Concertos para Bebés em março, com apresentações dia 6 no Teatro Miguel Franco e no dia 13 no Convento de São Francisco. Aqui, o protagonismo principal será da bailarina Inesa Markava e da artista plástica Ana Bonifácio.
Dia 3 de abril estreia no Teatro Miguel Franco “Dedos e toques de bebé”, exercício coreográfico pensado por Clara Leão, que depois segue para Coimbra, no Convento de São Francisco, dia 10, e para a Marinha Grande, no Teatro Stephens, dia 16.
Ainda em abril estreia “Eletrónica sem tempo”, no dia 30, no Teatro Miguel Franco. O espetáculo cheio de novos sons criado com o compositor Carlos Caires revela-se a Coimbra no dia 08 de maio e a Loulé dia 22 do mesmo mês.
A fechar o primeiro semestre, há “Sons macios e brincalhões”, com a trompetista Andreia Marques, no dia 5 de junho no Teatro Miguel Franco e no dia 12 de junho em Coimbra. No Teatro Stephens, o espetáculo é no dia 18 de junho.
Até dezembro haverá novos programas em datas a anunciar, envolvendo como solistas Beatriz Costa (violino), Luísa Sobral (voz e guitarra), Paulo Marinho e Cláudia Marinho (gaita) e David Ramy (voz e guitarra).