Menos de um terço das 82 farmácias existentes na dezena de concelhos da Região de Leiria, aderiu à rede que faculta testes à covid-19 comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde. Há mesmo quatro dos dez concelhos da região, que não contam com qualquer farmácia aderente.
As contas são da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, entidade que hoje anunciou estar apostada em “diligenciar junto da Associação Nacional de Farmácias sobre a disponibilidade desta entidade em realizar parcerias e promover ações de sensibilização para incrementar a adesão das farmácias dos 10 municípios da Região de Leiria”, com o objetivo de “uma colaboração mais efetiva das farmácias” ao programa nacional de testes rápidos de antigénio à covid-19.
Os testes são comparticipados pelo SNS, no valor de 15 euros por teste, sendo que nos concelhos de Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Marinha Grande, nenhuma farmácia aderiu a esta rede.
“De um total de 82 farmácias nos 10 municípios da Região de Leiria, apenas aderiram aos testes gratuitos 25 farmácias (cerca de 30%), registando-se mesmo nenhuma adesão em quatro municípios da região”, aponta nota da CIMRL.
A comunidade de municípios reconhece que existe uma forte procura destes testes comparticipados, acompanhada de dificuldades de acesso: “a população tem acorrido em massa às farmácias onde os rastreios são gratuitos e comparticipados pelo SNS, tendo surgido muitas dificuldades para os utentes em resultado do reduzido número de farmácias aderentes ao programa de testagem”.