Das 1.028 vagas disponíveis a nível nacional para acolher bolseiros da Fundação José Neves (FJN), 26 foram atribuídas ao Politécnico de Leiria.
As candidaturas decorrem até 15 de dezembro e podem concorrer estudantes, mas também quem já se encontra no mercado de trabalho. São cinco os mestrados e pós-graduações contemplados nesta iniciativa da fundação criada por José Neves, fundador da Farfetch: Engenharia Informática – Computação Móvel; Cibersegurança e Informática Forense; Design de Produto; Finanças Empresariais; Pós-Graduação em 6 Sigma ao Nível de Black Belt.
Em nota enviada aos órgãos de informação, a FJN esclarece que “o ISA FJN é um programa de bolsas reembolsáveis, baseado no modelo de acordo de partilha de rendimentos (Income Share Agreement) e tem como objetivo apoiar os portugueses no acesso aos cursos e formações que lhes permitam adquirir as competências para os empregos do futuro, através do pagamento integral da propina”.
O programa facilita o acesso dos portugueses a áreas de formação “onde existe uma grande necessidade de talento” e o estudante só reembolsará este apoio à Fundação quando e se atingir as condições para o fazer de forma sustentada.
Para obter mais informações e efetuar candidatura basta visitar a página web https://joseneves.org/pt/isa.
Citado na nota de imprensa, Carlos Oliveira, presidente executivo da Fundação José Neves, refere que “o ISA FJN é um programa de apoio para todos os portugueses que pretendam investir na sua educação, independentemente da situação pessoal, profissional ou capacidade financeira”. Acrescenta que o objetivo é “democratizar o acesso à educação”, tendo a fundação, desde 2020, atribuído 178 bolsas, resultado de um investimento superior a 1,2 milhões de euros no pagamento de propinas.
No total, entre universidades, institutos politécnicos e diversas escolas de formação prática e intensiva, são já 252 os cursos elegíveis e 36 as instituições parceiras do ISA FJN.