A história da música independente de Leiria muito deve ao conjunto de músicos que há 20 anos, formou os The Allstar Project (TAP). Quem o recorda com pertinência é a editora Omnichord, que acaba de lançar hoje “Momentum”, prova de vida que os TAP fazem após vários anos de silêncio, assinalando duas décadas de existência e um antecipando um disco que será lançado no primeiro trimestre de 2022.
O universo grandiloquente dos TAP, sempre estruturado em avalanches instrumentais que se projetam enquanto paisagens sonoras de grande intensidade, continua presente em “Momentum”. E confirma as credenciais que a banda de Leiria no centro do culto dos fãs da música pós-rock nacional e não só.
Este novo trabalho traz uma novidade a nível de produção: os TAP partilham o exercício com Rui Gaspar, dos First Breath After Coma, alguém que, sublinha a Omnichord, “cresceu a ouvi-los e daí fez também uma banda”.
“Se o ecossistema da música independente que se vive hoje em Leiria existe e se várias bandas resolveram começar a tocar, uma grande quota parte de responsabilidade é dos The Allstar Project. Há já vinte anos começaram um verdadeiro ‘Momentum’ que se tornou muito maior do que eles próprios e agora voltam a mostrar porque é que continuam e vão continuar a ser uma referência e uma banda de culto”, refere a editora em comunicado.