“Retalhos da Vida do Sonhador – Fazedor João Vasconcelos” é o livro que retrata o percurso de vida do jovem político e empreendedor, a partir de artigos de jornais e revistas.
Compilada por Arménio Vasconcelos, pai de João Vasconcelos, a obra foi apresentada na passada terça-feira, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
Para o autor do livro, que conduziu a apresentação, as notícias sobre o leiriense “manifestam aquilo que foi, que é, o que fez e o que conseguiu”.
“Ele alimentou muito a minha sede de escrever, de amar, de viver, de me expressar e de contemplar a natureza”, afirmou, num discurso carregado de emoção.
Segundo Arménio Vasconcelos, o valor reunido com a venda do livro servirá para construir um memorial em Castro Daire, no distrito de Viseu, com obras de arte – desenhos, esculturas e pinturas – e gravações, como forma de homenagear o filho.
Anabela Graça, vice-presidente da Câmara de Leiria, sublinhou que “aquilo que existe de inovação e empreendedorismo em Portugal, que são duas palavras-chave, tem a assinatura de João Vasconcelos”. A sessão prosseguiu com intervenções de amigos do leiriense e da sua família.
João Vasconcelos nasceu em setembro de 1975 e faleceu em março de 2019, aos 43 anos, na sequência de um enfarte do miocárdio. Iniciou a sua vida profissional em 1993, aos 18 anos, com a obra do parque aquático Mariparque, na Praia da Vieira.
Mais tarde, em 1999, assumiu a vice-presidência da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e, em 2005, foi escolhido para adjunto e assessor do gabinete do primeiro ministro, José Sócrates, com responsabilidade na área dos assuntos regionais e economia.
Em 2011 fundou a StarUp Lisboa – Associação para a Inovação e Empreendedorismo de Lisboa e em 2015 tornou-se secretário de Estado da Indústria, no executivo de António Costa.
O cargo viria a ser ocupado apenas por dois anos e, em 2017, abandonou o Governo e assumiu a função de senior adviser para a área das startups e empresas de tecnologias de informação, na Clearwater International.