Uma retrospetiva da vida do ator Ruy de Carvalho, desde a infância até à atualidade, é o mote da exposição “Retratos Contados”, que chega agora ao Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e fica patente até 3 de janeiro.
No total, são cerca de 30 fotografias que ilustram momentos do quotidiano e marcos importantes no percurso do ator português, que conta agora 94 anos de idade.
Nesta exposição, que inaugura amanhã, às 18h30, é possível encontrar imagens captadas pelos fotógrafos António Homem Cardoso e Sandra Ventura. Outro destaque é o texto final da exposição, da autoria da escritora Alice Vieira.
“Retratos Contados” conta com a curadoria de Nelson Mateus e serve para homenagear esta personalidade portuguesa. A entrada é gratuita.
Após a mostra, Ruy de Carvalho sobe ao palco daquele espaço cultural para dar vida à peça de teatro “A Ratoeira”, juntamente com outros atores portugueses, como Sofia de Portugal, Henrique de Carvalho e Elsa Galvão. O espetáculo começa às 21h30 e os bilhetes estão disponíveis aqui.
Ruy de Carvalho é um dos mais emblemáticos atores portugueses, detentor de uma vasta carreira nas áreas do cinema, teatro e televisão, tendo participado nas novelas “Olhos de Água”, “Saber Amar”, “Tempo de viver”, “Destinos Cruzados”, “Massa Fresca”, “Louco Amor”, entre outras.
No teatro, estreou-se profissionalmente em 1947, na comédia Rapazes de Hoje, de Roger Ferdinand e fez parte de várias companhias nacionais.
Já no cinema, estreou-se em 1951 com “Eram 200 Irmãos”, de Armando Vieira Pinto, mas foi na década de 60 que o seu trabalho ganhou mais protagonismo. A vasta carreira valeu-lhe várias condecorações e prémios nacionais.