A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, registou, em 2021, 88.230 entradas de utilizadores.
Os dados foram divulgados em nota de imprensa e dão conta que no ano passado realizaram-se 21.441 empréstimos na BMALV e os leitores aumentaram em 765, passando a 17.184.
Também a Ludoteca Municipal , localizada no Jardim da Almuinha Grande, em Leiria, contou com cerca de 2 mil utilizadores no ano transeunte.
À semelhança de outros serviços, a Biblioteca encontrou formas de contornar as restrições causadas pela pandemia através de “projetos de take away de livros e de outros documentos”, assim como a realização da “Biblioteca à Porta”, iniciativa que permitiu levar livros e filmes a casa dos leitores.
A Biblioteca Afonso Lopes Vieira faz parte da Rede de Bibliotecas associadas à Comissão Nacional da UNESCO, Rede Nacional de Leitura Pública, integra a Rede de Bibliotecas do Concelho de Leiria e a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Leiria.
O acervo deste espaço cultural é constituído por cerca de 100 mil itens, designadamente livros, publicações periódicas, manuscritos, documentos em braille, jogos, cartazes, postais e objetos.