A PSP foi hoje chamada a intervir em duas assembleias de votos da região em virtude do incumprimento das regras sanitárias por parte de eleitores. Durante a manhã, os agentes estiveram na Escola Básica 2,3 Guilherme Stephens, na Marinha Grande, e à tarde na Escola Básica 2,3 de Marrazes, no concelho de Leiria, disse ao REGIÃO DE LEIRIA fonte da PSP.
Na Marinha Grande, o eleitor acabou por votar após a intervenção da PSP. O mesmo não sucedeu na escola de Marrazes, em que o eleitor optou por abandonar o local sem exercer o direito de voto, informou o presidente da Junta de Freguesia Paulo Clemente.
Nos dois casos, os cidadãos foram identificados e “foi restabelecida a tranquilidade na assembleia de voto para o exercício do direito constitucional por parte dos demais cidadãos”, confirmou ainda a PSP.
Os eleitores necessitam de máscara cirúrgica ou máscara FP2 para votar, de acordo com um parecer técnico divulgado pela Direção-Geral de Saúde. Caso não disponham deste equipamento de proteção, a autarquia deverá assegurá-lo aos eleitores.
São ainda recomendados o afastamento e a desinfeção das mãos antes e depois de votar, bem como o uso de caneta própria.