São 17 os partidos e movimentos que concorrem pelo círculo de Leiria, nas eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022, e a ordem com que serão apresentados no boletim de voto já é conhecida.
Em primeiro lugar surgirá o CDS-PP, seguido da Iniciativa Liberal, ADN (Alternativa Democrática Nacional), NC (Nós, Cidadãos!), Bloco de Esquerda e PAN.
Logo a seguir, o eleitor encontrará o VP (Volt Portugal), o MAS (Movimento Alternativa Socialista), o Livre, o PPM.PURP (#Estamosjuntos) e a CDU.
Por fim, estão “reservados” lugares para o PSD, PS, CHEGA, MPT (Partido da Terra), PTP (Partido Trabalhista Português), Ergue-te e R.I.R (Reagir, Incluir, Reciclar).
A ordem pela qual os partidos e movimentos são apresentados foi decidida por sorteio, a 21 de dezembro, e os resultados foram divulgados na página de internet da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Apesar de constar do boletim de voto, o PPM.PURP (#Estamosjuntos) está impedido de concorrer às próximas eleições legislativas, depois da coligação ter sido rejeitada pelo Tribunal Constitucional, pela segunda vez, a 22 de dezembro.
No próximo dia 30, os cidadãos são chamados a eleger os deputados para a Assembleia da República e, pelo círculo de Leiria, serão eleitos 10.
Semanalmente, o REGIÃO DE LEIRIA, em parceria com a GAZETA DAS CALDAS, está a publicar entrevistas aos cabeças de lista, que poderá ler no “separador” dedicado a estas eleições legislativas – https://www.regiaodeleiria.pt/seccao/legislativas/legislativas-2022/