Os objetivos estavam traçados desde o primeiro dia da candidatura – conseguir o terceiro lugar como força política nacional e eleger, no mínimo, um deputado em Leiria – e foram concretizados.
O Chega elegeu o cabeça-de-lista Gabriel Mithá Ribeiro, em Leiria, resultado conhecido apenas com a divulgação das votações da última freguesia apurada no distrito: Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria.
Tal como em 2019, PS e PSD conseguiram eleger nove deputados. O décimo foi atingido pelo Chega, ao contrário das últimas legislativas em que o Bloco de Esquerda elegeu.
“A eleição do deputado do Chega [em Leiria] é fruto do trabalho da Comissão Política Distrital e do presidente da distrital Luís Paulo Fernandes, bem como do trabalho e empenho do presidente do partido, André Ventura, no parlamento”, disse Rui Fernandes, vice-presidente da comissão política distrital, em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA.
Em Leiria, o Chega esteve reunido na sede do partido, mas sem a presença de Gabriel Mithá Ribeiro, deputado eleito, e Luís Paulo Fernandes, presidente da Comissão Política Distrital, que se juntaram a outros elementos do partido em Lisboa.
“Este resultado representa aquilo que faltava em Portugal, uma verdadeira direita”, acrescentou Rui Fernandes.