A reabilitação da Igreja Nossa Senhora da Pena, situada no Castelo de Leiria, é candidata à distinção conhecida como um “óscar” do património. A intervenção no imóvel, reabilitado recentemente, é uma das finalistas na categoria “Reabilitação” da edição deste ano do Prémio Nacional do Imobiliário.
O evento é conhecido como os sendo o equivalente aos “óscares” do setor e Anabela Graça, vereadora da Cultura, aponta a importância da distinção. “Sem dúvida que o facto de ser finalista é já o reconhecimento da complexidade e importância da obra, mas ganhar um prémio desta envergadura seria a confirmação de que se tratou de uma aposta ganha em defesa do nosso património cultural.
A construção de uma cobertura, justificada pela necessidade de proteção dos efeitos meteorológicos, e uma intervenção no seu interior, com o objetivo de valorizar o património e de criar mais atratividade turística e cultural, foram os elementos que marcaram a intervenção, explica nota da autarquia de Leiria, hoje divulgada.
O resultado da votação, que ditará o vencedor, será conhecido dia 7 de abril e a obra na igreja no Castelo de Leiria é uma entre as 15 finalistas.