Em tempos de pandemia, comunicar em saúde revelou-se mais importante do que nunca. A pretexto das exigências do momento, mas também do interesse e curiosidade em saber mais, o curso de mestrado em Enfermagem de Saúde Comunitária e Familiar, da Escola Superior de Saúde de Leiria, contou com o apoio do REGIÃO DE LEIRIA na análise à forma como se pode comunicar melhor em saúde.
A manhã do passado sábado foi preenchida com uma aula sobre “Comunicar através dos órgãos de comunicação social”, enquanto veículos eficazes e adequados para chegar aos cidadãos.
O que é um jornal e para que serve, por que razão devem os profissionais de saúde comunicar, o que querem transmitir, como saber se um assunto é notícia e cuidados a ter no envio da informação foram os pontos pelos quais se repartiu a intervenção de Patrícia Duarte, jornalista e diretora-adjunta do REGIÃO DE LEIRIA. Foram ainda identificados e discutidos bons e maus exemplos de comunicação.
Durante a sessão, alunos e oradora partilharam ainda ideias sobre o que pode ser feito no sentido de comunicar eficazmente a profissão de enfermeiro. Dar-lhe maior visibilidade e clarificar as suas funções e especificidades foram alguns dos aspetos abordados.