Com duas árvores entre as finalistas, ainda não foi desta que a região conseguiu conquistar o título de Árvore Portuguesa do Ano. Um pinheiro na Marinha Grande e uma magnólia em Castanheira de Pera, contavam-se entre a dezena de exemplares na final.
Todavia, o título seguiu para o Alentejo. A “Sobreira Grande” é a árvore portuguesa de 2022. Trata-se de um sobreiro localizado no Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos, árvore que venceu a votação online.
Será esta a árvore que irá representar Portugal na competição Árvore Europeia do Ano, em fevereiro.
No que se refere às duas árvores representantes da região, foi a “Magnólia do Jardim da Casa da Criança D. Leonor”, em Castanheira de Pera que, aos 80 anos de idade conseguiu um quarto lugar, a melhor classificada. Arrecadou 1649 votos. Já o Guardião d´El Rei, situado na Mata Nacional de Leiria, no concelho da Marinha Grande, foi oitavo classificado, com 1183 votos.
Os resultados da votação que terminou dia 19, foram divulgados esta segunda-feira, dia 24, pela organização.
O pódio ficou composto pelo sobreiro batizado de “A Sobreira Grande”, de Arraiolos, que venceu, com 3319 votos. A “Melaleuca Armilaris da Quinta das Pratas no Cartaxo” (Santarém), foi segunda, com 1899 votos e, em terceiro lugar ficou a “Oliveira Real”, uma árvore com 2225 anos, situada no concelho de Faro, no Algarve (1701 votos).