Nos últimos dias, as atenções têm-se dirigido para os cidadãos ucranianos, primeiro com encontros que apelam à paz e agora com campanhas de recolha de bens essenciais.
A Câmara de Leiria, em conjunto com a comunidade ucraniana que reside na região, lançou este fim de semana a campanha de solidariedade “SOS Ucrânia”, que pretende recolher produtos de higiene, medicamentos e vestuário térmico.
Numa nota de imprensa, a autarquia explica que entre os produtos mais necessários estão: artigos de higiene pessoal, desinfetantes, fraldas para crianças e idosos, mantas, cobertores, sacos-cama, calçado, vestuários, kits de primeiros socorros, ligaduras, pensos, betadine, soro fisiológico, seringas, lanternas, powerbanks, pilhas e rádios.
“Os bens podem ser entregues nos quartéis de bombeiros do concelho e no Estádio Municipal de Leiria, das 17 às 22 horas)”, acrescenta o município.
Numa publicação partilhada na sua página de Facebook, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, apela a adesão dos leirienses a esta campanha, afirmando ser uma forma de “suprimir algumas das carências sentidas perante a tragédia vivida”.
Também em Pombal, o município está a organizar uma campanha de recolha de bens, como vestuário, alimentos com longo prazo de validade, artigos de higiene e cobertores.
Os donativos poderão ser entregues no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal (rua Carlos Alberto de Mota Pinto, 3100-492, Pombal).
(em atualização)