O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) decidiu este sábado, dia 5, “manter a suspensão das visitas por acompanhante/cuidador” no serviço de medicina interna e na unidade de internamento de curta duração do Hospital de Alcobaça (HABLO) e no serviço de medicina interna do Hospital Distrital de Pombal (HDP).
A decisão, explica em comunicado, deve-se ao “elevado número de utentes, quer com Covid-19 positivo, quer em isolamento profilático”, naqueles serviços, mantendo-se a suspensão “até, previsivelmente, ao dia 13 de fevereiro”.
“As informações médicas referentes a doentes internados no serviço de medicina interna e na na unidade de internamento de curta duração do HABLO e no serviço de medicina interna no HDP deverão ser prestadas exclusivamente ao acompanhante/cuidador através de contacto telefónico”, adianta o CHL.
Nos restantes serviços do CHL “será retomada a entrada de acompanhante/cuidador/visita, com efeitos a partir do dia 7 [segunda-feira]”.
O CHL “recorda a todos os visitantes e acompanhantes que se mantém a apresentação obrigatória do resultado negativo do teste à Covid-19, ou o certificado digital de recuperação. Apenas é dispensada a apresentação de teste à Covid-19 com resultado negativo aos visitantes e acompanhantes de doentes internados que comprovem terem sido vacinados, há pelo menos 14 dias, com uma dose de reforço”.