Érica Silva foi eleita “Jovem Autarca” do concelho de Porto de Mós, assumindo o cargo de presidente. O ato eleitoral decorreu na terça-feira.
A jovem líder do executivo tem 14 anos e é aluna do 9º ano no Instituto Educativo do Juncal. Candidatou-se para “dar voz aos alunos”, através de uma sondagem sobre o que gostariam de ver realizado fora da escola, e propõe, entre outros prioridades, a realização de “eventos de sensibilização social para promover uma maior consciência e tolerância das diferentes realidades sociais, culturais e económicas e e uma maior divulgação do “FabLab”.
Para o lugar de vereadores foram eleitos António Ismail, 11 anos e aluno do 6º ano na Escola Secundária de Mira de Aire, e Duarte Silva, 15 anos e aluno do 10º ano da Secundária de Porto de Mós.
A equipa eleita pelos alunos dos vários estabelecimentos de ensino dispõe de um orçamento de 5.000 euros para gerir até ao final do ano letivo.
O projeto “Jovem Autarca” envolveu as escolas do 2º e 3º ciclos e secundárias do concelho e contou com 21 candidatos. Além da participação em sessões de esclarecimento e motivacionais, os jovens foram desafiados a organizar uma campanha eleitoral e a preparar um programa de ação, tendo sido promovidos vários debates.
Não faltaram propostas para intervir, desde a realização de uma mostra cultural juvenil à melhoria das condições do canil, organização de um festival de artes e ilustração, promoção de mais emprego, criação de mais abrigos e novas paragens de autocarro junto às escolas, remodelação do cine-teatro e criação de um clube de teatro aberto à comunidade, construção de um novo parque de skate, instalação de aquecedores nas salas de aulas, disponibilização de sacos para dejetos de animais, melhoria do acesso à internet nas escolas e criação de abrigos para animais de rua, entre muitas outras.
A iniciativa, dinamizada pelo Conselho Municipal da Juventude, foi lançada para proporcionar aos jovens um maior contacto com a vida autárquica, estreitando relações com as escolas e a comunidade.
Num vídeo partilhado pela Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, presidente da autarquia, realça a importância da participação dos jovens na vida do município e da suas ideias. “É a partir das ambições dos mais novos que nós construímos o futuro”, frisa.