O jovem de 18 anos, hoje detido por suspeitas de planear uma ação terrorista contra estudantes universitários em Lisboa, é natural do concelho da Batalha, na zona da freguesia de São Mamede.
Ao que o REGIÃO DE LEIRIA apurou, o jovem que atualmente estuda em Lisboa, foi aluno na Escola Secundária da Batalha.
Hoje, em comunicado, a Polícia Judiciária adiantou que a investigação do caso foi “desencadeada por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa”.
A PJ adianta ter impedido assim uma “ação terrorista” e ter apreendido várias armas proibidas.
Recatado com interesse por crimes
O cenário de um ataque poderá não ser novo no percurso do jovem estudante. É que enquanto aluno no seu concelho natal, na secundária local, o jovem já manifestava interesse por crimes e listas de vítimas, apurou o REGIÃO DE LEIRIA.
Pouco dado a convivência social, recatado, o jovem era tido como inteligente, sendo apontado como tendo algum tipo de transtorno neurobiológico.
Segundo as informações conhecidas entretanto, o alerta para este caso foi dado pelo FBI, unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), a PJ encetou hoje a operação, cumprindo mandados de busca domiciliária.
“Face à gravidade das suspeitas, foi atribuída a máxima prioridade à investigação, a qual permitiria, no dia hoje, às primeiras horas do dia, interromper a atividade criminosa em curso”, refere a PJ.
Segundo a PJ, foram apreendidos “vastos elementos de prova, que confirmariam as suspeitas iniciais”.
Além de armas proibidas foram apreendidos outros artigos, “suscetíveis de serem usados na prática de crimes violentos” e vasta documentação, “além um plano escrito com os detalhes da ação criminal a desencadear”.
O arguido, detido em flagrante pela posse das armas, está também indiciado pela prática do crime de terrorismo. Será amanhã, sexta-feira, presente a primeiro interrogatório judicial.
As primeiras notícias deste caso, apontavam para o facto de o jovem ser da zona de Fátima. Essa é uma indicação que, não sendo correta do ponto de vista administrativo, é-o do ponto de vista de proximidade.
De facto, sendo da freguesia de São Mamede, o jovem é de uma zona vizinha da cidade de Fátima, que, no entanto, é parte integrante do concelho da Batalha.
Nota: notícia complementada às 22h52 visando explicitar a proximidade de Fátima à freguesia de São Mamede, concelho da Batalha.