O concurso para a empreitada de saneamento na freguesia da Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos, foi hoje publicado em Diário da República e trata-se de uma obra da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), orçada em 1,9 milhões de euros.
De acordo com o concurso público, denominado “Empreitada do Sistema de Águas Residuais Domésticas da Freguesia Aguda – Lote A”, o prazo de execução dos trabalhos é de 380 dias.
À agência Lusa, o diretor executivo da empresa, Rui Simões, explicou que se trata da rede de saneamento da freguesia de Aguda, naquele concelho do distrito de Leiria, e que o investimento tem financiamento de cerca de 70% do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
“A candidatura contempla, também, uma extensão de saneamento em Vale de Tábuas, no concelho de Alvaiázere”, declarou, sendo que a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Tábuas vai receber e tratar o efluente das duas empreitadas.
Segundo Rui Simões, “a população de Aguda ainda não é servida por rede de saneamento”.
“Embora as fossas sejam soluções que têm de ser adotadas em determinadas condições, quando é exequível do ponto de vista técnico e financeiro é sempre preferível fazer o tratamento em ETAR ao invés do transporte dos efluentes por meios móveis, como é feito em parte da região”, adiantou este responsável da APIN.
Rui Simões disse que se trata de um investimento com “benefícios ambientais” e traduz-se num aumento de população servida em 617 habitantes.