Os 497 militantes do PSD inscritos nos cadernos eleitorais da secção de Leiria vão ser chamados a eleger no sábado os novos órgãos da concelhia.
São três as listas concorrentes à liderança da Comissão Política Concelhia de Leiria do PSD.
Além das já anunciadas candidaturas de José Augusto Santos, ex-presidente da Junta de Freguesia da Chainça, e de Carlos Conceição, ex-deputado da Assembleia Municipal de Leiria, foi confirmada hoje, quinta-feira, a candidatura de Nuno Matos Santos à presidência da secção.
O prazo para apresentação das listas junto da mesa da Assembleia de Secção terminou ontem, quarta-feira, às 24 horas.
Residente em Ortigosa, Nuno Matos Santos, 42 anos licenciado em Engenharia Civil, anunciou a sua candidatura numa carta dirigida aos militantes, afirmando concorrer com “um enorme sentido de missão”.
“A renovação é necessária e foi com este propósito que aceitei integrar a equipa concorrente à concelhia”, refere, frisando tratar-se de uma equipa “com membros novos nos órgãos partidários” e “o prezado conhecimento de membros mais experientes”, que pretende dar “continuidade a um projeto que acreditamos poder servir as pessoas do nosso concelho e partido que defendemos”.
“Não queremos uma concelhia de geografias, queremos uma concelhia unificada”, adianta ainda, ele que era vogal da Comissão Política de Secção liderada por Álvaro Madureira.
Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, José Augusto Santos, que lidera a lista “Leiria – Novo Rumo, destaca alguns pontos-chaves que considera prioritário implementar caso vença as eleições. São eles “convergência e união de todos os militantes”, “reorientação e reorganização interna do partido”, “restabelecimento da confiança e da credibilidade” dos eleitores no partido e “voltar a reafirmar o PSD como o partido de poder autárquico em Leiria”.
Na corrida à Comissão Política Concelhia, acompanham-no João Costa, Jorge Dias (ambos candidatos a vice-presidentes da concelhias), Arlindo Brites (tesoureiro) e Joana Pinto (secretária). Para presidir à Assembleia de Secção, concorre João Paulo Leonardo.
Carlos Conceição, ex-membro da Assembleia Municipal de Leiria, assume por sua vez liderar a “única candidatura completamente descolada do passado e do presente”, com o objetivo de “projetar um futuro diferente”.
“Nós somos uma candidatura de valorização dos militantes mas de rutura com o caciquismo e com os ‘donos’ do PSD”, acrescenta apontando três eixos principais de ação: a aposta “na comunicação com os militantes, os simpatizantes e a população em geral”, a “reconciliação do PSD com os seus votantes”, e a organização política com “criação de um conselho consultivo e grupos de trabalho, com uma estratégia também para as freguesias”.
Integram ainda a equipa “Unidos somos Leiria” Sónia Isidoro e David Ferreira (candidatos a vice-presidentes), Vítor Boiça (tesoureiro) e Cláudio Pinto Carvalho (secretário). Pedro Faria é o candidato à Mesa de Plenário.
As eleições de sábado, que decorrem entre as 14 e as 20 horas, irão ditar a sucessão de Álvaro Madureira, vereador na Câmara de Leiria, que liderou a concelhia nos últimos seis anos.