A força das ondas da Praia do Norte e a capacidade de as dominar foram registadas em fotografia e estão, a partir desta terça-feira, em exposição no Teatro Chaby Pinheiro.
São 10 anos de imagens que celebrizam as ondas gigantes da Nazaré, captadas pela lente de Jorge Leal que trocou o Porto pela Praia do Norte.
“Naza 10” é o título da exposição fotográfica “imersiva” com que o fotógrafo dá a conhecer o trabalho desenvolvido na última década, integrado no projeto Nazaré North Canyon, que saltou para a ribalta quando em novembro de 2011 Garrett McNamara surfou, na Praia do Norte, a maior onda do mundo.
Nesta exposição estão retratados dos grandes momentos dos últimos 10 anos, as conquistas mas também os sustos. A “big mama”, a mãe de todas as ondas em que foi batido o recorde da maior onda surfada ou o recorde de Maya Gabeira, a primeira mulher a enfrentar as ondas da Praia do Norte e o acidente que a deixou às portas da morte, todos esses episódios foram registados por Jorge Leal.
A exposição tem como embaixadores Garrett McNamara, Andrew Cotton, All Manie, Hugo Vau, Alex Botelho, Sebastian Steudtner, Maya Gabeira, Jason Polakow, Tom Butler, Jamie Mitchell, entre outros, e pode ser visitada gratuitamente até dia 6 de março.