Três dezenas de voluntários recolheram 111 quilos de lixo marinho, este sábado à tarde, na Praia das Pedras Negras, concelho da Marinha Grande, numa ação de limpeza promovida pelo movimento “One Piece After Another“.
A iniciativa sucede a outras realizadas já este ano, nas praias do Samouco, da Légua e da Vieira, assim como no percurso Polis, em Leiria, e no Pinhal do Rei.
Segundo Ricardo Machado, responsável do movimento, os resíduos são tanto quanto possível separados, sendo o vidro encaminhado para o vidrão. Já “o plástico vai para o lixo comum pois a maior parte já está contaminado com areia”, frisa, referindo ter contado com o apoio da Junta de Freguesia da Marinha Grande para o transporte.
O grupo mobilizou-se ainda para angariar donativos a favor da Casa Esperanza Marinha Grande, tendo os participantes contribuído com a oferta de 100 quilos de ração para cães e gatos, 45 quilos de areia e vários produtos de limpeza.
Fundado em 2019 com o objetivo de cuidar do planeta e sensibilizar as pessoas para o impacto do lixo nos ecossistemas, o movimento “One Piece After Another” pretende dinamizar novas ações nos próximos meses.
A próxima edição está agendada para dia 19 de março, às 15 horas, com a colaboração da empresa Santos Barosa Vidros. A praia das Paredes da Vitória, em Alcobaça, é o local escolhido para esta iniciativa, que deverá ser acompanhada de mais uma recolha de donativos a favor de outra associação.