Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal de Caldas da Rainha decidiu efetuar a ligação de água no chafariz da Rua Nova, na fonte do Largo D. Manuel I e na fonte dentro do Hospital Termal. As três construções foram anteriormente reabilitadas pela autarquia.
Caldas da Rainha é uma cidade marcada pela arte e tem também “uma ligação especial com as águas, não se confinando apenas às termais, mas também a chafarizes e fontanários”, refere em nota de imprensa a Câmara Municipal de Caldas da Rainha.
Além do chafariz da Rua Nova, mais dois foram construídos em meados do século XVIII, com a função de fornecer água potável à população.
Os três chafarizes contam com um total de sete bicas, como forma de homenagem às Plêiades. Estas estrelas da mitologia grega correspondem às sete filhas de Atlas e da oceânide Pleione, razão pela qual os chafarizes têm estrelas esculpidas, onde assenta cada uma das bicas.
“No interior do edifício principal do Hospital Termal, próxima da escadaria de acesso à Piscina da Rainha, encontramos a Buvette termal, onde se podia ingerir água termal como tratamento”, explica a mesma nota de imprensa.
Esta construção é de estilo joanino e faz parte das novas infraestruturas termais contruídas entre 1747 e 1750. Já o chafariz que está situado no centro do Largo D. Manuel I foi instalado no século XX e recuperado recentemente.
(atualização do artigo em 24 maio de 2024, com correção das legendas das imagens)