Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
SOS Ucrânia

Casal leiriense integra Caravana Humanitária rumo à Polónia com bens para ajudar ucranianos

A Caravana Humanitária partiu esta manhã com 23 carrinhas, uma delas carregada no estádio municipal de Leiria.

A Caravana Humanitária tem como destino Polónia e Roménia Pedro Almeida

Pedro Almeida e Ana Ferreira são dois dos voluntários que integram a Caravana Humanitária: projeto criado em Lisboa com o intuito de recolher bens essenciais para entregar à população ucraniana.

O casal estava à procura de uma forma de ajudar aquele país da Europa do leste quando encontrou este projeto e decidiu juntar-se ao mesmo, conta Pedro Almeida.

Constituída por 23 carrinhas, um autocarro e um camião, a Caravana partiu esta manhã em direção à Polónia e à Roménia. Uma das carrinhas é conduzida por Pedro e Ana e leva 750 quilos de produtos carregados no estádio municipal de Leiria: água, leite, fraldas e 30 caixas de medicamentos.

Entre os artigos estão também cadeiras de crianças, uma vez que o objetivo desta ação é entregar os bens e trazer cidadãos ucranianos para Portugal, explica Ana.

Até ao momento, estão sinalizados cerca de 100 refugiados pela embaixada e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, mas ao longo do dia têm vindo a surgir novos pedidos de portugueses para a Caravana trazer familiares ucranianos, adianta Pedro.

Chegados ao local, os voluntários vão ter acesso a uma lista de refugiados para recolher na fronteira, esclarece Ana.

Água, leite, fraldas, cadeiras de crianças para automóveis e muitos medicamentos encheram a carrinha carregada em Leiria, que ruma à Polónia Foto: Pedro Almeida

Além do veículo de Leiria, a Caravana Humanitária conta com carrinhas provenientes de Lisboa, Faro e Porto, de várias associações e pessoas que se quiseram juntar à causa.

Segundo o casal, a ajuda deverá chegar ao destino amanhã, dia 3, à noite, sendo que metade dos veículos dirige-se para Lublin, na Polónia, e os restantes para Bucareste, na Roménia.

Já o regresso a território nacional, está previsto para o fim de semana, com uma Caravana cheia de cidadãos ucranianos e esperança.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados