A iniciativa “Extensões de Festivais de Cinema no m|i|mo”, arranca sábado, dia 19 de março, pelas 15 horas, no Auditório António Campos, do Museu da Imagem em Movimento de Leiria.
A programação do evento insere-se no âmbito do Plano Local de Cinema de Leiria e do Festival Caminhos do Cinema Português.
“Camaradas de Armas”, de Catarina Henriques e “Os Últimos Dias de Emanuel Raposo”, de Diogo Lima foram as duas curtas-metragens portuguesas selecionadas para serem exibidas amanhã.
A primeira mostra “a vivência dos jovens que escolheram deixar a vida civil para se tornarem militares na força especial da marinha, os fuzileiros”. O filme revela “aquilo que realmente acontece durante o percurso destes rapazes no curso de Praça Fuzileiro”, explica a nota de imprensa enviada pelo Município de Leiria.
A segunda curta-metragem retrata Emanuel Raposo, uma figura mítica da televisão pública açoriana, que nos últimos dias de trabalho entra em choque com a sua equipa de trabalho.
“Camaradas de Armas” é uma curta-metragem, de 2020, com a duração de 30 minutos e “Os Últimos Dias de Emanuel Raposo” é de 2021 e tem 49 minutos. A sessão é destinada aos maiores de 12 anos e tem entrada livre.
O Festival Caminhos do Cinema Português é um dos mais antigos a nível nacional, surgiu em 1988 como “um complemento de sessões que a Sala de Estudos Cinematográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra ministrava para estrangeiros”.