O Concelho de Alcobaça lidera a aprovação de projetos na área da Comunidade Intermunicpal da Região Oeste (OesteCIM) e no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN).
As empresas da região submeteram 149 candidaturas, 13 das quais foram aprovadas, sendo sete de empresas de Alcobaça: restaurante António Padeiro, Termas da Piedade, NBS Moldes, padaria Modelo da Benedita, STIPO, Frumolde Tooling e Veco Urban Design.
O conjunto dos projetos aprovados do Oeste receberão um total de 4,261 milhões de euros de fundos comunitários, distribuídos pela indústria (66%) e pelo turismo (33%). Estes apoios permitirão manter 287 postos de trabalho e criar 30 novos.
“O facto de Alcobaça ter sido o concelho do Oeste com maior número de projetos aprovados demonstra bem a força e o espírito de iniciativa dos nossos empresários, o que nunca é demais sublinhar”, refere o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
“O nosso tecido empresarial e a nossa economia têm sabido resistir a períodos consecutivos de grandes adversidades pelo que qualquer estímulo, principalmente desta envergadura, é sempre bem-vindo”, adianta.
O PAPN é um programa de apoio direto ao investimento empresarial produtivo que visa “estimular a produção nacional com especial enfoque no setor industrial e no setor do turismo, reduzir a dependência face ao exterior e estimular a retoma económica”.