Os quatro bombeiros das corporações de Leiria, Ortigosa, Maceira e dos Sapadores de Leiria, bem como a médica e os dois voluntários, um deles ucraniano, que saíram de Leiria na última sexta-feira em direção à fronteira da Hungria com a Ucrânia, chegaram esta manhã ao destino.
Visivelmente satisfeitos mas também um pouco cansados, os sete elementos vão descansar durante o dia de hoje e aguardar pela chegada do camião que também está prestes a concluir a viagem, com o objetivo de levar 20 toneladas de bens à comunidade ucraniana.
Os bens, quer do camião, quer os que seguiram nas três carrinhas, deverão ser descarregados amanhã, segunda-feira, adianta, ao REGIÃO DE LEIRIA, Luís Lopes, vereador da Câmara de Leiria com o pelouro da Proteção Civil, que está a acompanhar esta missão.
Para amanhã fica também marcado o contacto com os cerca de 20 refugiados ucranianos, maioritariamente mulheres e crianças. São pessoas já previamente sinalizadas e que serão acolhidas em Leiria, essencialmente na casa de familiares.
Esta semana, o Município tem já “referenciado um autocarro de 50 lugares ” e “mais carrinhas, se preciso”, para entrega de bens e recolha de mais refugiados.