A 1ª Convenção do Dia Internacional da Felicidade decorre em Pombal na tarde deste domingo, dia 20, com a participação de investigadores e especialistas em boas práticas no domínio da educação, das empresas e das organizações, no que concerne à promoção do bem-estar, felicidade e qualidade de vida dos cidadãos.
A sessão de abertura está prevista para as 14h30 no Teatro-Cine de Pombal, seguindo-se o enquadramento temático e o painel “Como levar a felicidade às famílias, escolas, empresas e pessoas”.
Depois da atuação do “Ensembles de Saxofones e Clarinetes” da Filarmónica Artística Pombalense, terá lugar o painel “Contributos para políticas públicas locais promotoras do bem-estar e felicidade dos cidadãos”.
A convenção assinala o 10º aniversário do Dia Internacional da Felicidade, criado por intermédio da Resolução 66/281 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 28 de junho de 2012.
O objetivo principal é incentivar a reflexão e a partilha de contributos para a definição de políticas públicas locais promotoras do bem-estar e felicidade dos cidadãos, “num contexto de recuperação pós-pandemia, em que estes temas assumem um relevo cada vez mais decisivo na promoção dos valores humanos, no fortalecimento dos relacionamentos interpessoais e na melhoria do desempenho das organizações”, refere o Município de Pombal.
PROGRAMA
14h30 Sessão de abertura
Pedro Pimpão/Presidente da Câmara de Pombal
Jorge Varela/Subdiretor da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
14h45 Enquadramento temático
Adelino Cunha/Consultor de empresas e professor universitário fundador da IHTP
15h00 Como levar a felicidade às famílias, escolas, empresas e pessoas
Maria José Núncio/Escritora do livro “Famílias Felizes”
Sónia Moreira/Vencedora Global Teacher Prize Portugal
Ricardo Costa/CEO do grupo Bernardo da Costa
Marta Bento/Gerente bancaria e investigadora técnica superior de história e terapeuta educacional
16h00 Filarmónica Artística Pombalense/Ensembles de Saxofones e Clarinetes
16h15 Contributos para políticas públicas locais promotoras do bem-estar e felicidade dos cidadãos
Ausenda Oliveira/Presidente da CT219 comissão técnica para a criação da Norma de Gestão sobre Felicidade Organizacional
Liliana Sequeira/Engenheira civil – coordenadora da pós-graduação em segurança, saúde e felicidade no trabalho Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Célia Freire/Coach e terapeuta educacional
Alfredo Leite/Psicólogo e professor no CRIAP prof. ensino superior, dirigente municipal e delegado para Portugal da cátedra de prevenção de riscos laborais e saúde pública da Universidade de Córdoba (Espanha)
17h45 Conclusões e encerramento
Jorge Vala/Vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
Inscrições gratuitas em: https://bit.ly/3p3WuXM