As primeiras famílias de refugiados oriunas da Ucrânia que chegam a Leiria esta segunda-feira, 7 de março, vão ficar alojadas no Centro de Acolhimento Temporário criado no Estádio Municipal, anunciou a Câmara de Leiria.
Duas dezenas de camarotes foram transformados em quartos, existindo atualmente disponíveis 54 camas, uma oferta que, de acordo com o município, pode “ser alargada em função das necessidades”.
“Os camarotes foram adaptados com camas e beliches em função da dimensão das famílias que vão chegando ao nosso concelho”, avança o comunicado hoje divulgado.
Esta segunda-feira está previsto o acolhimento de cinco ucranianos que já chegaram a Portugal (dois adultos, um adolescente e duas crianças), estando a caminho de Portugal mais 13 pessoas (seis adultos, seis adolescentes e uma criança), informa a mesma fonte.
“Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para dar apoio a estas famílias”, diz o presidente da Câmara de Leiria, citado no comunicado do município. Gonçalo Lopes acrescenta que esta iniciativa surge em sequência da “enorme onda de solidariedade gerada no concelho para com o povo ucraniano, que se encontra a viver momentos dramáticos na sequência da invasão daquele país pela Federação Russa”.