A A4 – Associação Juvenil de Apoio à Ação acaba de lançar o programa de educação não formal para o empreendedorismo “Ginásio do Empreendedor”, em três escolas do município de Alcobaça.
“Trata-se de um programa pioneiro e inovador na região oeste, que capacita jovens dos 12 aos 18 anos para o empreendedorismo local”, explicam os promotores, adiantando que “durante um ano letivo estarão a implementar, com o apoio de um mentor jovem, um projeto à sua escolha, desenvolvido em equipa”.
Este projeto está já a ser dinamizado em 2021/2022 nas escolas EB 2/3 D. Pedro I, EB2/3 Frei Estêvão Martins e Escola Secundária D. Inês de Castro, envolvendo mais de 150 alunos.
A iniciativa conta com a participação da câmara de Alcobaça, da Physioclem e da Banda de Alcobaça, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Cister.
“O que importa é a semente que leva dentro de si. E que vai fazer com que o aluno, como adulto, seja um adulto empreendedor”, explica a vice-presidente do município, Inês Silva.
Para a Physioclem “qualquer projeto que dê a sensação de sucesso para os jovens está com certeza a contribuir para o seu florescimento e nesse sentido, para ser mais feliz e mais saudável”, adianta Marco Clemente, porta-voz da rede de clínicas.
Já Susana Martins explica que, para a Banda de Alcobaça, “aquilo que o projeto faz e que a A4 está a fazer neste momento, é a pôr sementes para no futuro haver cidadãos mais participativos.”
O projeto está no terreno até ao final deste ano letivo “com o objetivo da Associação A4 e dos restantes parceiros de, mediante os resultados, continuar a investir na sua continuidade nos próximos anos letivos”.
A sessão de apresentação pública do “Ginásio do Empreendedor” aconteceu na quarta-feira, dia 23, no Auditório da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça.