Sensibilizar a comunidade local para o combate à pobreza e exclusão social e incentivar à criação de sinergias locais são os principais objetivos da Semana da Interculturalidade, desenvolvida desde 2014 pela EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal e que acontece este ano entre 4 e 10 de abril.
Em 2022, o concelho de Leiria volta a integrar a iniciativa e é palco de mais de 10 atividades para miúdos e graúdos, que irão abordar valores como solidariedade, igualdade, cidadania, partilha, inclusão, democracia na educação e direitos humanos, lê-se na página da EAPN Portugal.
A programação arranca dia 4 com a inauguração de uma exposição no átrio do Mercado de Santana, em Leiria, às 15 horas, centrada na perspetivas dos visitantes e dos próprios cidadãos retratados, sobre a instalação fotográfica da cultura cigana “No Amor não há Culturas”.
Esta exposição dá continuidade ao trabalho desenvolvido junto da comunidade cigana, no âmbito do projeto “Mediar para Incluir”, e irá estar patente até 9 de abril, podendo ser visitada entre as 9 horas e as 12h30 ou das 14 às 17 horas.
Durante a Semana da Interculturalidade, será também realizado um programa de rádio na 94 FM, com a participação de jovens de várias nacionalidades e culturas. O Museu Escolar dos Marrazes irá receber uma Mostra Intercultural (patente até 29 de abril), e o escritor Paulo Kellerman, em conjunto com alunos do 2º ciclo, vai apresentar, no Moinho do Papel, uma coleção de postais sobre o livro infanto-juvenil “Todos somos um!”.
Decorrem, igualmente, durante toda a iniciativa, campanhas alusivas à interculturalidade, divulgadas online e em cartazes e muppies.
O evento inclui ainda duas sessões de teatro a partir do livro “Todos somos um!”, apresentadas no dia 6: primeiro na Filarmónica de S. Tiago dos Marrazes, pelas 11 horas, e depois na Escola do Arrabalde, às 15 horas. A atividade é dinamizada pelo Conselho Local de Cidadãos do núcleo distrital de Leiria da EAPN Portugal, no âmbito da campanha “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”.
No Dia Internacional das Pessoas Ciganas, que se assinala a 8 de abril, o Bairro Social Cova das Faias inaugura o “Mural Intercultural”, construído pelas crianças do bairro e integrado nas comemorações dos dez anos da InPulsar.
Já no penúltimo dia do evento, 9, decorrem duas atividades às 15 horas: “Há Conversa no Bairro”, um encontro intergeracional e intercultural no Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, e “Eu Interculturalismo. E tu?”, iniciativa de índole artística e pedagógica destinada ao público infanto-juvenil, no Atlas Leiria. Às 19 horas, é apresentado o documentário “DROM Callins (Caminho de Ciganas)”, no Bairro Cova das Faias e no Mercado Santana.
A Semana da Interculturalidade termina dia 10 com um almoço comunitário animado por danças e cantares, no Salão Social da União das Freguesias de Marrazes e Barosa, às 12 horas.
A organização do evento em Leiria é da responsabilidade do núcleo de Leiria da EAPN Portugal, com o apoio do ACM – Alto Comissariado para as Migrações e promovido pelos seguintes parceiros: Município de Leiria, União de Freguesias Marrazes e Barosa, InPulsar, Adesba, CPCJ de Leiria, Agrupamento de Escolas de Marrazes, Agrupamento de Escolas da Maceira e UCC Arnaldo Sampaio.
Pode consultar a programação completa aqui.