O programa “Bem Comum” está a ser desenvolvido, pela primeira vez, em Pombal e convida os jovens, dos 14 aos 18 anos, a conceberem projetos e ideias para o bem comum da sua comunidade. Este é um projeto da Associação Coolpolitics, uma associação sem fins lucrativos, dedicada à capacitação cívica e política de jovens, em parceria com o município de Pombal e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
A primeira fase do programa decorreu no sábado, dia 19, no auditório da Biblioteca Municipal e teve como principal objetivo selecionar os elementos dinamizadores, nomeadamente professores e agentes associativos locais. Na próxima fase, estes dinamizadores, designados de “facilitadores do bem comum”, vão propor aos jovens a realização de duas “oficinas”, onde serão discutidas as questões da atualidade que mais os preocupam com vista a apresentação de ideias que possam ser transformadas em projetos.
A coordenadora do programa, Andreia Martins, explica que este é um programa que visa “levar os jovens a pensar sobre a sua realidade e os valores que consideram essenciais para a construção do bem comum, e à luz desses valores, fazê-los refletir sobre como podem melhorar a qualidade de vida na sua comunidade”.
Até ao final do mês de abril, os jovens terão de submeter as suas ideias na plataforma democraciadobemcomum.pt e aquelas que forem consideradas mais pertinentes serão projetadas em grupos de trabalho, coordenados por técnicos do município especializados nas respetivas áreas. O projeto final escolhido pelos jovens será realizado pelo município de Pombal.
A edição-piloto do programa decorreu, em março de 2021, em Guimarães, onde está sediada a Coolpolitics. Atualmente, o programa está a decorrer em Pombal e em Castro Marim, no Algarve.
Município convida jovens a criarem projetos para melhorar a qualidade de vida local
Até ao final de abril é possível submeter ideias. O melhor projeto será realizado pelo município.